Maior Cuidado

O Programa Maior Cuidado/Projeto Cuidador de Idosos integra o Programa Sustentador de Atendimento ao Idoso. É coordenado pela Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (SMAAS), com a cogestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e acompanhamento da Secretaria Municipal de Políticas Sociais (SMPS). É executado em parceria com o GDECOM, que é uma entidade da rede socioassistencial conveniada com a SMAAS.

O Projeto oferece atendimento aos idosos semidependentes e dependentes, residentes nas áreas de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), em situação de alta vulnerabilidade social, por meio da disponibilização de um cuidador social no domicílio.

A presença do cuidador permite uma reorganização da família em torno do cuidado, fortalecendo a sua função protetiva e contribuindo para a redução do estresse do cuidador familiar, para a redução da institucionalização dos idosos e das internações hospitalares. Seu trabalho favorece as relações socioafetivas não só na família, mas também na comunidade, e por consequência, contribui para o aumento da autoestima e a inclusão social do idoso.

Considerando a especificidade do trabalho do cuidador que é realizado no domicílio, a SMAAS, em parceria com a Associação de Cuidadores de Idosos de Minas Gerais – ACI/MG (entidade conveniada com a SMASS no período de janeiro de 2011 a fevereiro de 2014), propôs a criação do Código de Conduta dos Cuidadores de Idosos do Programa Maior Cuidado, documento elaborado em conjunto com os 127 cuidadores do Programa, por meio de oficinas, tomando-se por base o Código de Ética do Servidor Público Municipal.

A partir das atribuições dos cuidadores definidas pelo Programa Maior Cuidado construiu–se a Missão e os Valores inerentes ao trabalho do cuidador como norteadores da conduta ética, dos deveres e limitações.

O manual de conduta pretende garantir que o atendimento no domicílio aos idosos dependentes, semidependentes e suas famílias seja pautado pelo compromisso, respeito, ética e profissionalismo, visando a melhoria da qualidade de vida desse público, por meio de um trabalho qualificado e articulado com a Rede Social.

 

Missão: Atender no domicílio idodos, dependentes e semidependentes e suas famílias, vsando a melhoria da qualidade de vida do público atendido, por meio de um trabalho humanizado e qualificado, articulado com a Rede Social.

Valores que regem o trabalho do cuidador: Ética, Respeito, Profissionalismo e Compromisso.

 

Texto retirado do Código de Conduta dos Cuidadores de Idosos do Programa Maior Cuidado.